O Céu que nos protege

Posted by in Trópico de Câncer

Ficou mais longe o céu de Quatro Ilhas. Finalmente, foi replanejada minha radioterapia e carga que vou receber. Continuarei recebendo radiação na área reduzida e a partir de amanhã em um novo campo, atrás da orelha, até pelo menos 17 de fevereiro, o que significa que não poderemos ir para a praia, programada inicialmente para 08 a 20 de fevereiro. Zelda e JL decidem até amanhã o que fazem com a reserva. Eu e Tata ficamos super chateados por eles.

A consulta com o médico sobre a quimioterapia foi dramática. Ele sugeriu que eu me internasse para tomar soro com vitaminas e que fosse colocada uma sonda pelo nariz para que alimentos fossem “injetados” diretamente no estômago. Para evitar, eu tenho duas semanas para ganhar peso, monocitos e leucócitos. Eles vão observar dia-a-dia até o limite. Aí, se não der certo, vou ter que ir para o hospital mesmo. Agora, estou tomando um achocolatado que gera 400 calorias por copo de leite com 200 ml. Tenho que beber oito vezes por dia para totalizar pelo menos 3.500 calorias. Isso sem falar em outros líquidos e pastosos que vou ter que engolir de um jeito ou de outro.

Meus pais estão muito preocupados. Ontem, queriam que eu tivesse ido para a casa deles pela manhã. Foram um tanto agressivos, pedi que respeitassem minha vontade de ficar em casa. Não gostaram, é claro. Hoje, o pai vem pra cá às 9h para tentar me levar para lá. Vou pedir que fiquem comigo aqui. Mas vão empurrar o que puderem pela minha garganta. Que loucura tudo isso. Eu estou tentando manter a calma, mas todos em volta estão começando a perdê-la. Um ambiente de ansiedade não ajuda, é óbvio. Como esclarecer este detalhe sem magoar ninguém?

BLOGGER

Trópico de Câncer
Comentários do post 20272668

Levei um susto quando parei na frente do computador e vi 16 mensagens.Elas são fortes.Estou em lágrimas, sei que no teu cantinho estás lendo cada uma que chega.Nós sabemos que tua personalidade é forte e queremos que reajas,talvez estejamos sendo duros demais, mas queremos apenas te acordar, te mostrar que a batalha não está perdida,que és forte e podes ganha-la com coragem.Como podes pensar que és mais fraco do que a medicação que está te curando?Sabe, me passou pela cabeça que estás te isolando para que a gente não sofra junto contigo,não te veja debilitado e etc… Mas, nós queremos te ajudar e precisamos que tu em primeiro lugar te ajude.A zelda disse tudo que eu tinha vontade de escrever aqui e aquele dia na tua casa já havia falado. Mano, lembra quando a mãe estava doente e estava aqui em casa,o quanto ela sofria para comer e tomar aquela quantidade de líquidos?Ela desistiu? Não aguentou firme e hoje está aí nos mostrando o quanto é importante se lutar por aquilo que se deseja. Eu sei que és um vencedor

ZELE | 28-01-2004 21:16:28

Cont….Até agora não sei se te ofereço colo ou te dou palmadas. Por um lado gostaria de dizer que vai passar, que tudo vai ficar bem, que é uma questão de tempo. NÃO É! O tempo é teu maior Inimigo/aliado. Sei que se não reagires agora, a coisa vai ficar muito feia. Não sei se ja caiste na real do que te espera se não reagires. Mano, só existem 2 caminhos e eles podem te levar para o sucesso ou o fracasso. Tanto um quanto o outro serão difíceis, tortuosos, com idas e vindas. Mesmo que optes por morrer… o caminho não será fácil e até chegar lá, muita água passará por baixo dessa ponte. Sofrerás da mesma forma. Já te falei domingo que tens tudo pra passares por isso com menos danos. Tens uma familia unida, que te ama e que quer te ver de pé e forte, tens dinheiro para comer e pro tratamento, tens tudo o que podes ter porque a saúde virá mais tarde. Não tens dor, não tens feridas, não estás vomitando. O QUE PRECISAS PRA SAIR DESTE TUNEL ESCURO! TUA TORCIDA QUE, AS VEZES, TE IRRITA, só quer te ter VIVO!REAGE!

Zelda | Email | 28-01-2004 20:33:25

continua…. Desculpe se fui muito rude, mas não tem jeito cara, é isto mesmo. A dor é tua, um dia tu descobrirás porque, mas agora é TU que tens encontrar forças que até então desconhecias e superá-la. Anjos da guarda tens muitos então lute, aproveita toda esta energia que estão te enviando, olhe pra frente, não sinta culpa por nada, SEJA GRANDE e VENÇA! Um abraço. Fique com DEUS.

Malu | 28-01-2004 20:28:37

Enrico, desculpe o silêncio. Embora não tenha me manifestado, aqui em casa continuamos te acompanhado e torcendo por ti. Mas, hoje depois do que li quei um tanto decepcionada. Cadê a garra? A capacidade de superação de sempre? Sei que estas sendo acompanhado pelos melhores profissionais, a tua família é dez e faz ra te ajudar, os teus amigos também, a torcida aumenta a cada dia mas, nada disso valerá se VOCÊ não quiser VIVER. Sei que não é fácil mas, agora não é hora de ter pena de si mesmo, descontar os desconfortos e frustações nos que estão próximos e depois sentir-se culpado isso não te ajuda em nada, pelo contrário te enfraquece e te deixa mais vulnerável. Todos estão o possível pra te ajudar mas cabe a VOCÊ dessidir se querer VIVER. Neste momento não se questiona se é justo ou não, esse câncer é tua realidade, a tua 1ª sentença mas ainda cabe recurso e a ua liberdade depende dos teus argumentos e atitudes. Terás que descubrir uma razão/motivo FORTE para continuar e vencer! Se não é jogar a toalha e …

Malu | 28-01-2004 20:16:17

Querido Enrico. Ontem passei 18 horas fora de casa e quando cheguei a family já estava dormindo. Ás 6h da manhã JJ conta-me entre um ronco e outro que não irias pra four Island e que o pai de uma amigo, que fazia aula de dança conosco, tinha morrido. Que notícias para iniciar o dia. Fiquei mal, quase em transe. Trabalhei como o cão, mas tu estavas 100% do tempo no meu pensamento. Saí do trabalho, não almoçei e fui direto para a Universidade. Nessas alturas meio mundo já tinha me ligado. Até agora não te liguei porque quero ter a tranquilidade para digerir tudo isso. Por um lado te respeito imensamente e sei que não é fácil. Te conheço e sei que nessa tua vida és tu que tens dado o limite, mas caro hermano…o jogo virou, e agora estas num cercadinho que as regras são dadas por outros e a ti só cabe uma decisão… que infelizmente é obedecer!!!! Se que tentas o tempo todo lutar contra isso na tentativa de virar o jogo. Isso não é uma brincadeira! É pegar ou largar. O caminho és tu que decides.

Zelda | 28-01-2004 20:15:38

Brother, Não quero tomar seu tempo, mas assino abaixo de todas estas manifestações de apoio. Estamos com você.TENHA FÉ E ACREDITE QUE TUDO VAI DAR CERTO. Nos temos certeza disto.

Renato | Email | 28-01-2004 17:56:03

mano, olha eu aqui outra vez. Engraçado não sei o que escrever, justo eu que sempre tenho tantas coisas pra te dizer. Parece que tudo que vou escrever se torna repetitivo. Mas quero que saibas que estou aqui e torcendo por ti. Quando te falei para comeres é que sabia o que poderia acontecer, já vi este filme antes. Sei que está sendo difícil pra ti e que estás te esforçando, mas te peço por favor te esforce mais. Te amamos muito, muito e te queremos vivo. Lute e mais uma vez espelhe-se na mama. Tenha paciencia com ela e o pai. Eles toleram tudo na vida menos te ver sofrer. Estão o tempo todo nestes ultimos meses vivendo pra ti. Quantos gostariam de ter seus pais do seu lado? Quanto as férias teremos muitas juntas. Quem sabe na Páscoa poderemos ir toda família até quatro ilhas. E lembre-se SEMPRE da ultima frase que a lana escreveu. Um abração bem forte com amor zele, lini e naninha.

zele | 28-01-2004 17:46:20

Tem uma cena no filme “Josey Walles, o fora da lei”em que Clint Estwood( perseguido por soldados confederados que rapidamente atravessam o rio Missouri em uma balsa puxada por uma corda ) ao invés de correr tira uma soneca embaixo de uma árvore. Seu colega de fuga se desespera, mas o impassível Clint acorda e se levanta quando os soldados estão quase alcançando sua margem. Ele então saca de sua winchester e no primeiro tiro acerta a corda fazendo com que os soldados iniciem um passeio involuntário pelo rio. Nesse momento o seu amigo que estava ansioso e desesperado ante a proximidade do perigo diz “isso que eu chamo de tiro” ao que Clint responde entre uma e outra tragada”eu chamo de Missouri Ride… Enrico, a hora é de sacar a sua Winchester e mandar bala. Faça o que tiver que fazer, se alimente e engorde. Se ajudar tenho o DVD deste filme, vale a pena… As pessoas à tua volta estão desesperads pois percebem o auge da crise, só isso.. Um abraço de quem te ama e te quer bem, conte conosco!!!

Costello | 28-01-2004 17:30:35

Levanta, sacode a caspa e anda. Para frente, rumo ao desconhecido, mas com a certeza de chegar no lugar merecido! Agora é a hora de mostrar a que veio. Eu confio muito em ti, na tua capacidade e na tua garra. A peteca tá colada na tua mão, vai que tudo vai dar certo.

Fio Fino | 28-01-2004 16:04:53

E aí Jack “Enrico” Bauer, não tô te entendendo agora…onde está aquela “alma castelhana” que tu tanto nos encheu o saco? Deixei de jogar GP3 contigo por isso, por não suportar o fato de não poder lutar contra essa coisa que não sei de onde vem. E para onde foi tudo isso? Virou cascata? Fala sério véio; não podes me decepcionar nesse momento. Quanto ao mau-humor, pode me xingar a vontade, nunca levei muito a sério os teus latidos mesmo :-p Ps.: Te chamo de Jack pq tens um drama parecido com o dele, só que ele tem menos tempo que tu e, guardadas as devidas proporções ele tá bem pior que tu, inclusive pq não dormiu até agora, mas ainda não desistiu…

Figo | 28-01-2004 14:18:58

ô guri, só mais uma dica: tem horas em que a gente não pode mesmo resolver nada… tem que deixar passar. Então ficar pensando, elucubrando, querendo adivinhar o momento em que estaremos outra vez potentes diante da vida e das coisas, só gera ansiedade e alimenta os fantasmas do nosso medo. deixa passar, procura te distrair com bobagens, não tensiona! O mistério é que, estando distraído, vais de repente te surpreender quando a capacidade toda se revela, as situações se mostram superadas e fica só a incredulidade de ter passado por tudo e estar inteiro de um outro modo!! É, porque a percepção do mundo muda mesmo, quando a gente volta desses mergulhos. Beijos. Claude

Claude | Email | 28-01-2004 12:05:23

Enrico !!!!!, agora é hora de olhar pra frente e seguir com tudo, hein? lembra que falamos que não existe a mínima possibilidade e nem passa pela cabeça qq. idéia diferente que não seja a cura e o RESULTADO POSITIVO, qq. coisa diferente não admitimos !!!! o pensamento é MUITO POSITIVO, por parte de todos, ultrapassa um dia de cada vez, e bola pra frente !!!!! SE aceitares um convite, uma invasão, o nome que quiseres dar, a hora que quiseres, onde quiseres, quem sabe podemos sentar pra conversar, dizer bobagens, relembrar bons tempos e boas “brigas”, a gente inventa qq. coisa pra te fazer sentir melhor. Mas, claro, SE. Se não der, a gente entende. Beijo, te cuida, e faz o que tem que ser feito.

Ana B. | 28-01-2004 11:52:17

E aí, cara. Aqui é o Baboo! Eu sei bem o que é essa coisa, que se manifesta das mais diversas formas. Com certeza, a vida é a melhor opção. Eu quero te ver, eu quero fazer algo além de rezar por ti. Tu tens (caso não lembres) uma irmã – Claude – que está não só torcendo por ti, mas querendo te ver… Lembra do passado, em que pra ela tua presença foi muito importante não só nos momentos de alegria. Essa hora da depressão, de conflito, de raiva do mundo e até da vida e das pessoas… passa, viu? A “terapia” sempre vai ser necessária (seja radio, quimio, grupo, amigos…). Leucócitos, esses sim são nossos melhores amigos nessa hora, e tem alguns segredinhos importantes para alimentá-los. Depois a gente conversa. Um grande beijo do Baboo.

Baboo | Email | 28-01-2004 11:49:46

….vou te narrar um caso que ocorreu na minha família…uma prima…teve um câncer de útero, mas um câncer dos piores que existe… ( invasivo)…só que ela tem tanta vontade de viver, que superou tudo…foi inacreditável. Quanto ela tomava a químio, ela vomitava muito, só, que em seguida … pedia mais comida…vomitava… e assim por diante, isso é que é ser guerreira!!!…isso já faz 12 anos, já se casou, se divociou. Hoje ela olha sua mãe que esta com 94 anos, e, ainda… olha os sobrinhos de uma irmã bebum. Lute cara….lute…vc é homem…vc tem que viver!!! ZÚ.

Zú | 28-01-2004 11:27:09

Era o que eu estava dizendo 🙂

Enrico | 28-01-2004 10:49:04

…para viver! A hora é agora. Talvez depois seja tarde de mais. E, antes que tu te irrites, eu não digo que não estejas batalhando, mas eu não consigo admitir que não te esforces para comer. A dor que era o que tu mais temias e pediste para não ter, fostes atendido. Não estás tendo muitos dos efeitos colaterais como feridas na boca. Tá f… os que tens agora, eu sei! Mas precisas ser forte, meu irmão. Que covardia é esta de que pra não me estressar só vou tomar Sustagen? Teu corpo rejeita? Tua mente é mais forte. Uma hora vai. Torcida por ti não falta, mas chegou a hora de mostrares que és o craque que todo mundo sabe que tu és. E não tô falando de mostrar aqui no blogg, tô falando de ser aquele jogador que acabou de perder um gol e tem um cartão amarelo, mas quando o juiz apita pra continuar a partida ele tá lá na cara do gol de novo, pq mesmo sem fôlego sabe que a vitória do campeonato depende dele. Luta, cara! Faz a tua parte. A gente agüenta mau humor, agüenta quase tudo, mas não vai agüentar te perder.

Lana | 28-01-2004 10:18:46

Desculpe, meu irmão, mas o equivocado és tu. Tenho me mantido mais distante, fazendo minha parte quando permites pq sei que muita coisa te irrita ou estressa nestes tempos, mas chegou a hora de ganhares um puxão de orelha. Vou tentar fazê-lo sem te magoar, e não o fiz há mais tempo porque te amo muito e é difícil esta tarefa, mas chegou a hora de acordares. A agressividade tem vindo da tua parte para com todos, que respiram fundo e seguem te apoiando. Exigir que tu comas? Sim! Sabemos que precisas ficar forte para agüentar este tratamento. Sabemos que o fato de ficares com menos leucócitos significa uma porta aberta para infecções oportunistas que podem causar a perda da tua vida. Sabemos que ficares fechado, numa sala escura sem querer falar com ninguém e bebendo no máximo água, não ajuda em nada no teu tratamento. É normal que sintas medo do tratamento não dar certo, é aceitável que fiques deprimido às vezes, é permitido que sejas agressivo com que sabes que não vai te abandonar. Mas é urgente que lutes…

Lana | 28-01-2004 10:07:28