De volta para o futuro

Posted by in Trópico de Câncer

Enganar a si mesmo é muito fácil e perigoso. Os dois últimos dias foram para enfrentar a realidade. Primeiro a tomografia, depois a consulta com Rocha. A tomo foi feita num hospital, o que muda muito em termos de ambiente. Esperamos por uma hora, eu e Tata, e ficamos observando as pessoas. É inevitável, porque o clima é pesado, ninguém está ali por prazer. Os profissionais tensos, os pacientes prostrados, os acompanhantes correndo de um lado para o outro para vencer a burocracia. Passa uma numa cadeira de rodas, outro de boca aberta, um de olhos esbugalhados (hipertireóide, segundo a Tata), muitos de cabeça baixa, inclusive eu.

Ontem já acordei meio irritado, porque o antibiótico do Gumercindo parece que não será suficiente. Continua escorrendo líquido do meu ouvido e o que é pior: diariamente, sou acordado pelas minhas narinas entupidas, com a boca tão seca que não há o que engolir. Acabo fazendo um barulho infernal para poder respirar, a ponto de acordar meu amor. Hoje deixei o quarto para deixá-la dormir, porque sei que tem um dia cheio pela frente no trabalho. Mas o que me deixou enlouquecido pra valer foi a enfermeira que errou duas vezes as minhas veias, nos dois braços, para colocar a borboleta que seria usada mais tarde. Aí, já na maca da tomo, injetaram o contraste e achei que ia explodir. Todos as sensações foram multiplicadas. O calorão foi anormal, a respiração tornou-se ofegante, o gelo na veia foi congelante! Pelo microfone, o técnico pediu para eu não engolir, mas foi impossível. Tivemos de repetir a aplicação do contraste, que vazou pelo meu braço por erro da enfermeira. Quando levantei e saí da sala conversando com ela, cocei as costas. Ela pediu para olhar o que eu tinha coçado. Tinha uma bola lá e outra na minha cintura. Um médico foi chamado. Ele solicitou que eu tomasse uma pílula de Allegra e esperasse por meia hora. Passou.

Hoje fomos na consulta com Rocha. Ele achou que está tudo bem e que os problemas no ouvido não devem ter relação com o câncer. Quer começar a quimio logo, urgente. Não entendi exatamente toda a pressa, mas nem o aniversário de Geisel foi motivo para adiarmos a sessão. Devo instalar o Portocat na terça ou quarta-feira da semana que vem. Uma conversa com o médico indicado por Rocha está marcada para sexta para definir o dia exato. No mesmo dia devo fazer a punção da agulha da bomba que vai injetar, presa no meu cinto, continuamente, a medicação, uma mistura de Cisplatina com Flouracil. Os efeitos colaterais devem começar três a quatro dias depois. Pode rolar um mix de náusea, diarréia e algumas feridas na garganta. Ugh!

BLOGGER

Trópico de Câncer
Comentários do post 23380478

Rico Enrico: estamos todos de mãozinahs dadas em volta de ti. Olha pra frente… Se este aniversário do Geisel vais estar meio “malecho”, no de 80 anos vais ser o primeiro a abraçá-lo. Arriba!

Maria Rita | Email | 18-03-2004 17:42:23

Agora é hora de ter fé e tolerância. Precisas te alimentar bem, mesmo que tenha nauseas, para segurar a baixa de defesas que se segue à quimio. este é um período muito importante. Não te impressiona com ‘os outros’. Concentra tuas forças para bloquear essa células rebeldes. Logo tudo isso vai ter passado. Beijo. Claude

Claude | 18-03-2004 12:08:23

Tenho tido pouco tempo para visitar os blogs que mais leio, mas hoje, li bastante seu blog. Me desculpa, mas tudo isso me deprecia muito, me lembro com exatidão do quanto sofri, vendo a pessoa que eu mais amava passar por tudo isso. Embora tenha sido penoso, hoje, graças a Deus, ela passa bem. Diga-se de passagem que era, senão impossível, inoperável. Torço muito por você, acredite. Vai sair dessa, e guardar para a vida. Beijos

Dê | Homepage | 18-03-2004 08:15:26

Oi! Hoje é a primeira vez que leio teu Blogg. Tinha que ter feito isso há muito tempo atrás, dar um sinal de fumaça, dar uma força, estar mais próxima. ..Desculpe mesmo pela demora! É que tive de vencer fortes fantasmas do passado para conseguir ler os textos e acreditar no que estava realmente acontecendo contigo. Putz, câncer é mesmo uma praga né! Que bom que tu não estás mais fumando!!!! Tu estás te sentindo melhor depois de todos estes exames? Acompanhei muitas vezes a minha mãe ao hospital, e senti de perto a droga que é tudo isso… Fica bem tá bom? E saiba que te mando energias positivas todos os dias!!!! P.S.: Adoro o IAPI. Tem uma personalidade única em Porto Alegre e foi ali que várias lendas do rock and roll começaram a fazer música. Esse bairro tem atitude! :))

Aninha | Email | 17-03-2004 23:18:32